BRASIL: ROTA DO OURO

Viaje pela história brasileira: Visite Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, Petropólis e mais!



BRASIL: ROTA DO OURO

• Deixe-se deslumbrar pela imponete estátua do Cristo Redentor;
• Visite a famosa cidade de Ouro Negro, cidade mineira de Minas Gerais;
• Descubra os costumes de tradições de Salvador da Bahia;
• Perca-se pelas ruas mais animadas do Rio de Janeiro;


Partidas Lisboa | 28 Mar a 15 Dez 19 | 12 DIAS / 10 NOITES



PROGRAMA

DIA 1 – LISBOA OU PORTO / RIO DE JANEIRO
Comparência no respetivo aeroporto 3 horas antes da partida. Formalidade de embarque e saída, em voo regular da TAP Air Portugal, com destino ao Rio de Janeiro. Chegada, assistência e transporte ao Hotel Windsor Plaza 4*, ou similar. Tempo livre para um primeiro contacto com a Cidade Maravilhosa. Alojamento.

DIA 2 – RIO DE JANEIRO / PARATY
Pequeno-almoço no hotel. Saída para Paraty (horários disponíveis: 08:30, 11:00, 12:30, ou 17:00 - sujeito a disponibilidade). Diferente das outras cidades coloniais, a arquitetura de Paraty tem caráter, originalidade e definição, formando um harmonioso conjunto arquitetónico do séc. XVIII. Cidade preservada pelo Património Histórico Nacional (UNESCO), onde a circulação de veículos é proibida. Sua Baía com mais de 300 praias e 65 ilhas, assim como a Serra do Mar, circundam esta cidade encantadora. Chegada e alojamento na Pousada do Corsário 3*, ou similar.

DIA 3 – PARATY
Pequeno-almoço na pousada. Em horário a combinar localmente, saída pela manhã, para visita a Paraty. Visitaremos o centro histórico, os casarões, as ruas pavimentadas em pé de moleque e as igrejas centenárias, que formam uma paisagem de sonho. Passeando pelas ruas, podemos conhecer a Casa da Cadeia do séc. XVII que faz parte do Forte Petitiba, que era a cadeia pública no séc.XIX, hoje a pinacoteca da cidade. No mesmo local, encontramos o Museu de Arte Sacra, na antiga Igreja de Santa Rita. Prosseguimos a visita à beira mar onde encontramos a Igreja de Nossa Senhora das Dores (1800) com suas janelas e varandas internas em madeira rendilhada. Tempo livre para compras, onde se pode encontrar lojas que produzem trabalhos artesanais em madeira e cerâmica, assim como ourivesaria em ouro ou prata, que são ao mesmo tempo simples e belos. Regresso à pousada e alojamento.

DIA 4 – PARATY / RIO DE JANEIRO
Pequeno-almoço na pousada. Partida para o Rio de Janeiro. Dia livre para atividades de gosto pessoal. Alojamento no Hotel Windsor Plaza 4*, ou similar

DIA 5 – RIO DE JANEIRO / PETRÓPOLIS / RIO DE JANEIRO
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita a Petrópolis, localizada a cerca de 1 hora do Rio de Janeiro, na região serrana Fluminense. Petrópolis, foi considerada uma das cidades mais seguras do Brasil. Visitamos o Museu Imperial que serviu de residência de verão à família Imperial durante o séc. XIX, onde poderemos admirar peças, documentos históricos e joias imperiais. Dom Pedro II, o imperador que mandou construir o palácio, hoje museu, foi o imperador que determinou que esta cidade fosse a segunda cidade projetada do Brasil, depois de Recife na época dos Holandeses. Petrópolis, que na verdade quer dizer cidade de Pedro, teve o imperador durante pelo menos 40 verões a viver no seu palácio durante os 49 anos que imperou. A corte mudava-se sempre neste período não só para fugir ao calor da cidade carioca, mas também aos surtos de febre-amarela. Neste período a cidade tornava-se capital do império. Visitaremos ainda o Palácio de Cristal e a Catedral São Pedro de Alcântara. Regresso ao Rio de Janeiro e alojamento.

DIA 6 – RIO DE JANEIRO
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita ao Corcovado – Estátua do Cristo Redentor, que foi recentemente eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo. Através da Lagoa Rodrigo de Freitas chegamos ao sopé da montanha onde embarcamos no histórico comboio, que nos leva ao cimo da montanha. Do topo, teremos uma panorâmica incomparável de toda a cidade do Rio de Janeiro. Daqui conseguiremos ver as mais famosas praias cariocas, o Jockey Club Brasileiro, o famoso estádio do Maracanã, a Ponte para Niterói, o famoso sambódromo carioca e o aeroporto de Santos Dumont. Para finalizar o nosso passeio seguimos pelas praias do Rio de Janeiro. Almoço incluído. Regresso ao hotel. Tarde livre. Não deixe de no final da tarde a assistir ao pôr do sol na Pedra do Arpoador virado paras as praias de Ipanema e Leblon. Alojamento.

DIA 7 – RIO DE JANEIRO / OURO PRETO
Pequeno-almoço no hotel. Em horário a combinar localmente transporte ao aeroporto de Rio de Janeiro. Formalidades de embarque e saída em voo regular com destino a Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, um dos maiores estados brasileiros do interior do país. Chegada e transporte para a cidade Ouro Preto. Alojamento na Pousada Clássica 3*, ou similar.

DIA 8 – OURO PRETO
Pequeno-almoço na pousada. Ouro Preto, município de Minas Gerais e cidade famosa pela sua arquitetura colonial, pertenceu outrora às áreas do ciclo do Ouro. Foi nesta região que grande parte do ouro, no período colonial, saiu para Portugal. Estima-se que mais de 800 toneladas deste metal precioso foi enviado para Portugal. Em continuação visitamos os Museus da Inconfidência e Mineralogia, a Casa dos Contos e a Igreja de São Francisco de Assis e Pilar. Almoço típico incluído. Alojamento.

DIA 9 – OURO PRETO / MARIANA / CONGONHAS / BELO HORIZONTE / SALVADOR DA BAHIA
Pequeno-almoço na pousada. Partimos para Mariana, uma das cidades históricas mineiras que pertenceu ao ciclo do Ouro e das que mais enviou ouro para o império Português. Tornou-se a primeira capital do estado de Minas Gerais, precisamente por ter ganho a disputa da cidade que mais ouro arrecadou. Visitamos a Catedral da Sé, Museu Arquidiocesano e o Pelourinho. De seguida, partimos para Congonhas, outra cidade histórica do estado. Visitamos o conjunto arquitetónico e paisagístico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Este conjunto é formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas. A igreja é um exemplar da arquitetura colonial brasileira e o adro é ornado com doze estátuas de profetas, feitas em pedra-sabão e as suas capelas contêm esculturas que representam os passos da Paixão de Cristo, estátuas criadas por António Francisco Lisboa, também conhecido como o Aleijadinho. Em horário a combinar localmente transporte ao aeroporto de Belo Horizonte. Formalidades de embarque e saída em voo regular com destino a Salvador da Bahia. Chegada e transfer ao Hotel Vila Galé Salvador 4*, ou similar.

DIA 10 – SALVADOR DA BAHIA
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita de cidade da capital baiana, Salvador da Bahia de todos os Santos. Cidade cujo seu centro histórico conhecido pela sua arquitetura colonial, foi declarado Património da Humanidade. Foi a primeira capital do reino. Um dos maiores estados do Brasil e o que mais influência de etnia africana tem. Estado com excelente gastronomia, costumes e tradições de vincada presença africana. A visita inicia-se pelo Farol da Barra, percorrendo a Avenida de 7 de Setembro, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, Praça 2 de Julho (Campo Grande), Teatro Castro Alves, Forte de São Pedro, Praça da Piedade, Convento de São Bento, Praça Castro Alves, Igreja D’ Ajuda, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Catedral Basílica, Igreja de São Francisco, Convento e Ordem Terceira, Largo do Pelourinho, Casa de Jorge Amado e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Regresso ao hotel. Tarde livre para atividades a gosto pessoal. Aproveite o final do dia para passar na orla ou experimentar alguma da típica gastronomia baiana. O bairro do Rio Vermelho, onde se encontra o seu hotel, é um dos mais apreciados e concorridos locais para apreciar a movida baiana. Alojamento.

DIA 11 – SALVADOR DA BAHIA / LISBOA OU PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Em horário a combinar localmente transporte ao aeroporto de Salvador da Bahia. Formalidades de embarque e saída em voo regular da TAP Air Portugal com destino a Lisboa ou Porto. Refeições e noite a bordo.

DIA 12 – LISBOA OU PORTO
Chegada ao respetivo aeroporto.
FIM DA VIAGEM.



CONDIÇÕES GERAIS

INCLUÍDO
Passagem aérea TAP Air Portugal em classe económica, para o percurso internacional, com direito ao transporte de 1 peça de bagagem até 23kg;
Passagem aérea em classe económica para os percursos domésticos com direito ao transporte de 1 peça de bagagem até 23kg;
Transporte dos aeroportos aos hotéis e vice-versa, em serviço regular (transfere partilhado, com uma ou várias paragens);
Alojamento nos hotéis indicados ou similares, incluindo o pequeno-almoço;
Refeições indicadas no itinerário - 2 refeições (bebidas não incluídas);
Visitas e excursões de acordo com o itinerário, acompanhadas por guia local em base regular;
Visita à cidade histórica de Paraty;
Dia inteiro de visita ao Corcovado e Pão de Açúcar (entradas e almoço incluídos - sem bebidas);
Dia inteiro de visita a Petrópolis;
Visita nas regiões mencionadas de Minas Gerais com guia local e almoço incluído;
Meio-dia de visita panorâmica em Salvador da Bahia;
Assistência local pelo nosso representante;
Seguro Multiviagens;
Taxas hoteleiras, de turismo, serviço e IVA;
Taxas de aviação - € 475 (voos diretos).

NÃO INCLUÍDO
Suplementos;
Bebidas e despesas de caráter pessoal e quaisquer serviços não mencionados como incluídos;
Gorjetas a bagageiros, guias e motoristas.

DOCUMENTAÇÃO DE EMBARQUE (Cidadãos de Nacionalidade Portuguesa):
O passaporte deve ter uma validade mínima de 6 meses, após a data de entrada no país.
Autorização de entrada (ESTA), caso a viagem se efetue via EUA.



DESDE: € 2945 /pessoa



PEDIR ORÇAMENTO GRÁTIS